20.4.06

Casa da Cultura é Bi em Edital do BNB.

Saiu na segunda-feira, dia 17, a lista dos selecionados para o Edital de Cultura do BNB (Banco do Nordeste do Brasil) para o ano de 2006. Entre os projetos aprovados esta o Colóquio de Literatura Popular da Casa da Cultura de Irará (CCI). O projeto consiste em palestras, debates, oficinas e apresentações artísticas (literárias e musicais) com temática na cultura popular de matriz nordestina. O investimento a ser liberado pelo banco para o Colóquio corresponde a pouco mais de R$ 9 mil e devem estar disponíveis assim que a diretoria da CCI receber o comunicado do BNB e proceder com as obrigações contratuais necessárias.
.
O Colóquio de Literatura Popular também foi selecionado na edição 2005 do mesmo Edital e aconteceu graças ao investimento do BNB, contando com o apoio da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e da Prefeitura Municipal de Irará. Para 2006 espera-se re-afirmar parcerias e constituir novos parceiros. A idéia é que o evento seja ainda mais representativo para a comunidade iraraense do que foi o primeiro, quando estiveram presentes cordelistas de renome como Franklin Maxado, Antônio Vieira e Jotacê Freitas, entre outras personalidades.
Um total de 145 projetos, entre 2.354 inscritos, foi selecionado pelo Programa BNB de Cultura 2006. Dos 145 projetos, foram aprovados 30 de Artes Cênicas, 32 de Artes Visuais, 19 de Audiovisual, 32 e Literatura (Caso do Colóquio – “evento de promoção literária”) e 32 de Música.
.
Os 145 projetos selecionados procedem de 95 cidades nordestinas diferentes. 78 propostas (53,8%) foram oriundas de 72 municípios com menos de 100 mil habitantes. As outras 67 (46,2%) foram originárias das nove capitais da Região e mais 14 cidades do interior nordestino, com mais de 100 mil habitantes.
.
.
Lista dos selecionados e maiores informações em: (www.bnb.gov.br).

Nenhum comentário: