19.5.06

"Devagar com o andor que o Santo é de Barro"

A Gazeta de Irará, edição de maio, comemora o fato de que os alunos do Ensino Médio do Colégio Joaquim Inácio de Carvalho (CEJIC) tiveram resultado acima da média das escolas pública baianas no Enem. Segundo a nota, o coeficiente médio na Bahia foi de 37.059 pontos, enquanto os cejicanos obtiveram média de 38.250. A nota faz alusivas considerações de que o Enem serve como ajuda para o aluno chegar a uma faculdade particular.
.
O texto elogioso, no entanto, carece de algumas análises. Não sinaliza qual seria a media satisfatória (caso o total do exame, seja de 0 a 100.000 pontos, o índice atingido pode ser considerado bom?). E deixa de observar a qualidade do ensino público na Bahia, de um modo geral. Olhando a realidade dos números, por um outro ângulo, os índices não são tão animadores. Percebe-se que ainda é pouco o número dos alunos que saem do Joaquim e entram nas Universidades Públicas, mais concorridas, sem precisar de reforços nos cursinhos.
.
Claro que não quero tirar o mérito dos estudantes do CEJIC e de seus professores. Conseguiram um feito? Sim. Mas, dados e números, são apenas dados e números, se não forem relacionados ao contexto no qual estão inseridos. Além do mais, listas de aprovados no vestibular não medem qualidade de ensino algum. A formação de cidadãos é que deve ser o coeficiente para avaliar um trabalho educacional e não a criação de meras máquinas decorebas, prontas para responder a uma prova. “Uma árvore se conhece pelos seus frutos”, diz o ditado.
.
Devo muito ao Joaquim, no meu caminho contínuo em busca do aprendizado. Por isso desejo que o Colégio possa trilhar a sua história, embasado numa realidade de sucesso. Assim, poderá continuar formando pessoas que trabalhem no sentido de um Irará melhor, de um mundo melhor. Uma tarefa árdua, mas que com a dedicação de todos que fazem o CEJIC, não enem tão difícil assim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jornalista-produtor...vc nasceu pra comunicação social mesmo. não resta dúvida. seria bom se seu blog tivesse uma versão impressa em Irará. Seria uma bela ajuda pra população de lá. Bjão!!

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»