11.5.06

Irará entra no roteiro do Cinema BR em Movimento

Em sua sétima edição o circuito Cinema BR em Movimento vai à Irará. Tanto a zona urbana e a rural do município integram a proposta para a exibição de filmes aprovada pela MPC (Produtora de Cinema e Televisão – Rio de Janeiro) no final do último mês abril. A Produtora coordena o projeto que é patrocinado pela Petrobrás e tem funcionado em todo o território brasileiro desde maio de 2000.
.
O Cinema BR em Movimento consiste na exibição de filmes de longa e curta metragem da recente produção brasileira. Entre os seus objetivos, está a necessidade de aumentar o alcance social e geográfico do cinema nacional e promover o incentivo ao debate acerca do conteúdo das obras exibidas. Desde seu lançamento o projeto já chegou a 629 municípios, realizando 8.820 sessões cinematográficas, para um público de mais de um milhão de espectadores. Para desenvolver as atividades o projeto é dividido em dois circuitos, um direcionado ao público universitário e outro para as comunidades populares.
.
No circuito comunitário, como é o caso de Irará, o projeto é realizado em parceria com a comunidade local. O Cinema BR entra com o treinamento dos agentes culturais, a autorização para os direitos de exibição da obra e os cartazes para a divulgação das sessões. Os parceiros locais precisam ter os equipamentos e um espaço disponível para exibição das obras.
.
A disponibilidade de equipamentos era o maior empecilho para a chegada do projeto à Irará. Desde 2004 pretendíamos levar o Cinema BR à cidade. Infelizmente naquela época, não tínhamos como conseguir o equipamento. A solução para esta dificuldade começou a ser visualizada após algumas conversas com José Carlos Cerqueira (Kakal dos Pinto) quando ele nos acenou a possibilidade de disponibilizar um projetor de imagens.
.
Com confiança no entusiasmo do amigo, buscamos contato coma produtora carioca e elaboramos uma proposta para levar o projeto à Irará. Diante da informação de que o Cinema BR aceitava a participação de apoiadores locais, encaminhamos uma sugestão à MPC, demonstrando a necessidade e importância que o acesso às produções da cinematografia nacional teria para a comunidade iraraense.
.
Nesta semana recebemos a informação de que nossa proposta havia sido aceita. Agora estamos participando dos tramites burocráticos para a efetivação do projeto em Irará. Assim que tudo estiver pronto, esperamos estar divulgando outras informações como dia, local, sessões e os filmes que o Cinema BR levará a Irará. Aí é só preparar a pipoca e esperar o filme começar!

Nenhum comentário: