15.9.06

Espetáculo “R$1,99” é tema de palestra na Facom

O autor, ator e diretor de teatro Ricardo Castro é o convidado, juntamente com a produtora Marlúcia Morais, do projeto “O Palco é Aqui”, dia 21 de setembro, às 11h, na Faculdade de Comunicação. A palestra sobre a peça “1,99”, é a terceira do ciclo de quatro exposições sobre os espetáculos de teatro em cartaz na cidade, tendo como convidados os seus realizadores. A peça teatral R$1,99 traz questionamentos sobre cidadania, mostrando a necessidade de se preservar os valores morais da sociedade civil, principalmente diante dos mais recentes episódios políticos do país. Ao final da palestra, serão sorteados convites para o público. A iniciativa é da Produtora Júnior da UFBA com objetivo de proporcionar aos alunos um maior contato com o campo teatral, desde produção, direção, viabilização das peças até sua comercialização.
Fonte: UFBA em Pauta 14/09/06 - www.ufba.br

9.9.06

Pedro de Tiano, Comunista da Velha Guarda

Por Juracy de Oliveira Paixão
.
Idos dos Anos 60. O Partido Comunista Brasileiro (PCB), na semi-legalidade, possuía ativo diretório no Município de Irará, no qual se destacavam Raul Cruz – o Intelectual e Pedro de Tiano – o Homem das Massas. Enquanto Raul sobressaia-se por sua capacidade de interpretar Lênin, Marx e Engels, transmitindo aos seus camaradas os ensinamentos dos Clássicos do Marxismo, Pedro dava lições de como “falar ao povo usando a linguagem do povo”.
.
Pedro Ferreira da Silva entrou para o Partido pelas mãos de Tertuliano Teixeira (o Tiano do Depósito) com quem trabalhava. Um dia, a Direção Estadual do PCB resolveu encarregar Tertuliano da tarefa de organizar o Partido nas regiões de influência da Petrobrás no Recôncavo e ele se foi, deixando duas vagas para Pedro assumir: a do apelido e a do Diretório.
.
Naqueles anos, ser comunista conhecido e oficial era um ato de heroísmo, não somente pelas perseguições promovidas pelas forças da repressão estatal mas, também, pelos estigmas que entidades como a Igreja Católica impunha aos ditos vermelhos. Muitas vezes, até os familiares do comunista o combatiam, dificultando-lhe a vida. Ao menos, Pedro teve sorte com seus familiares: desde o sogro João Pechincha até os irmãos mais velhos e mais moços, todos eram membros ativos do Partido e deles o camarada Pedro recebia todo o apoio e cobertura.
.
Pedro de Tiano revelou sua suprema audácia e coragem quando, em plena ditadura militar, deu guarida e refúgio nas Terras do Manã a Percílio dos Santros, líder das Ligas Camponesas na Bahia, então caçado por carrascos de farda e por jagunços de latifundiários. Percílio sobreviveu aos anos de chumbo graças ao apoio de Pedro de Tiano e de outros que, como ele, souberam honrar os ensinamentos de Lênin.
.
Irará tem filhos ilustres dos quais pode se orgulhar. Pedro merece destaque nessa constelação.

Um ano sem Pedro de Tiano.

Neste 05 de setembro, o falecimento de Pedro Ferreira da Silva, o Pedro de Tiano, completou um ano. No ano passado, poucos dias após o acontecido, fui solicitado para organizar um material sobre a trajetória de Pedro. A idéia era que o resultado fosse publicado e distribuído à população iraraense, naqule outubro de 2005, quando o homenageado faria aniversário.
.
Entrevistei pessoas e solicitei escritos de outras que tiveram algum convívio ou conhecimento do homenageado. Escrevi alguns textos com base nas conversas que tive e algumas das pessoas solicitadas me enviaram considerações. Depois, infelizmente, diante da impossibilidade de publicação, este material foi arquivado.
.
Agora, como forma de homenagear a memória de Pedro nesta data, resolvi publicar dois daqueles textos aqui neste Blog (leia abaixo). Caso alguém se interesse pelos outros, é só solicitar via e-mail.
(
robertoirara@yahoo.com.br)
.

Profissão e Negação, sem contradição

Por Roberto Martins*
.
Pedro de Tiano vendia cachaça e fazia parte dos Alcoólicos Anônimos (AA). A principio, uma contradição. Há quem pense que assim agindo, ele seria um falso, atuando no armazen de bebidas contra a sua pregação no AA. Ou então, que ele seria um louco, discursando no AA contra o seu próprio comércio. Entretanto, devemos considerar a possibilidade de nenhuma das duas sentenças ser verdadeira.
.
O grupo Nova Vida de AA foi fundado em 13 de maio de 1984. Dia que se comemora a Lei Áurea e que significa a alforria para alguns iraraenses, antes escravizados pelo álcool. Irará possuía um elevado índice de alcoolismo, onde até mesmo um bode que era criado próximo ao alambique, quando bebia a água do açude com alguns resquícios de cachaça, ficava bêbado e saia pelas ruas causando confusão. Em meio a tal cenário, houve quem estranhasse a fundação do AA, mas aos poucos a vergonha foi sendo vencida e a freqüência foi aumentando. As reuniões abertas, aquelas nas quais pode participar qualquer pessoa da comunidade, passaram a congregar maior número de ouvintes. Foi numa destas reuniões que Pedro de Tiano passou a freqüentar os Alcoólicos Anônimos.
.
A chegada de Pedro no AA não causou admiração aos membros do grupo. Afinal, ele era um político e como homem público que se preza, gostava de participar e discutir os problemas da comunidade. Numa reunião, para a surpresa de muitos, Pedro manifestou que tinha problemas com o álcool. Era difícil acreditar, pois ele sempre se apresentava sóbrio e consciente de si. No entanto, essa é mais uma dura face do alcoolismo, uma doença que não escolhe as suas vítimas e nem sempre é perceptível. Então, Pedro continuou a freqüentar as reuniões, a ouvir os relatos, os conselhos e se interessar muito pela literatura de Alcoólicos Anônimos. E antes mesmo de se tornar um membro efetivo, garantiu a todos que já tinha o problema sobre controle. Consciente do papel do AA perante a comunidade, não abandonou o grupo, sentiu que era hora de ajudar a outros irmãos.
.
Como membro efetivo de Alcoólicos Anônimos, Pedro de Tiano foi secretário, tesoureiro, coordenador, participou de todas as funções do Comitê de Serviços. Era um membro muito interessado e fez juz àquele lema de AA: se você quer beber o problema é seu, se quer parar o problema é nosso. Nesta tarefa, visitava localidades rurais, entrava nas casas, convidava as pessoas que tinham problemas com o álcool a conhecerem a filosofia de AA. Na sua pregação, viu que no Largo São José a problemática era séria, então incentivou a criação do grupo Vida Nova na comunidade. “Ele dizia que tinha falatite aguda, não esperava que as pessoas o procurassem, ele procurava as pessoas”, lembra o amigo Dante Barbosa, salientando que “ele era bom em convencer as pessoas; era um dom dele”.
.
Numa palestra sobre alcoolismo e os seus malefícios, veio a provocação. “O Sr. fala isso tudo... e como o Sr. vende cachaça?”, perguntou uma senhora da platéia. Pedro respondeu com a comparação prática do homem que trabalha com a pólvora e nem por isso precisa se queimar ou explodir alguém. Ainda sobre este mesmo questionamento, costumava responder que o ofício de vender bebidas foi o que ele aprendeu, no qual ele foi criado e de onde ele tirava o seu sustento. Da mesma forma, sentenciava que vendia a bebida e não o vicio. Respostas comprovadas pelo perfil de Pedro de Tiano, que não era um capitalista mercenário para vender bebida para uma pessoa sem condições de beber.
.
Desta maneira, Pedro Ferreira da Silva seguia na sua profissão e na sua pregação. Em mais estas duas frentes de atuação, Pedro se mostrava um homem de convicção e personalidade. Lutava pela sua sobrevivência e contra a doença do alcoolismo. E, certamente, os clientes da Casa São Pedro ainda deviam ouvir um conselho em forma de provérbio: “tudo demais é sobra”.
.
* Texto feito com base em entrevista cedida por Dante Barbosa, na primavera de 2005, em sua residência na cidade de Salvador..

4.9.06

Festa da Cultura Popular movimenta Conceição do Coité

Cartaz do evento


A cidade de Conceição Coité, na Região Silaleira, será tomada por diversas manifestações da cultura popular no final de semana dos dias 15, 16 e 17 de setembro. Trata-se da Terceira edição da Festa da Cultura Popular.
.
O encontro nasceu da necessidade das comunidades rurais em celebrar seus ritos, cantos, musicalidades e tantas outras manifestações da cultura sertaneja. Esta é a terceira edição da Festa que desta vez conta com o incentivo do Ministério da Cultura. O patrocínio foi conseguido através de Edital realizado pelo Fundo Nacional de Cultura, destinado a contemplar projetos sem fins lucrativos e que expressem rico valor cultural.
.
A fortuna da cultura popular estará proclamada pela variedade de manifestações presentes ao evento. São shows, palestras, oficinas, exibição de vídeos e apresentações de diversos grupos e folguedos populares. Está previsto ainda, um cortejo folclórico pelas ruas de Coité.
.
A ampla programação é basicamente constituída de grupos e personalidades oriundas da própria Região Sisaleira, da micro-região de Feira de Santana e do Recôncavo Baiano. Áreas geográficas de destaque no sincrético mapa da cultura da Bahia. E que juntas, certamente, se converterão num grande caldeirão de cultura popular.

.

PROGRAMAÇÃO:
.

SEXTA – 15/09
.
8:00h - Abertura: Café da manhã sertanejo (performance com Miudinho e Passarinho)
.
9:00h - Oficinas de Samba de Roda, Chula e Pandeiro
Ministrantes: Dona Chica, Véio e Sr. Martinho
.

11:00h - Show com a Banda de Pífanos de Euclides da Cunha
.
12:00h - Almoço coletivo (performance com Lampião de Feira)
.
14:00h - Oficinas de artesanato, cerâmica e vassoura
Ministrantes: Dona Raimunda, Maria José e Dona Antônia
Oficina de Literatura de Cordel
Ministrantes: Franklin Maxado, Jotacê Freitas e Antônio Carlos Barreto
.
16:00h - Show com o Reisado de Cabaçeiras
.
17:00h - Palestra sobre As manifestações culturais do sertão
Convidados: Carlos Neves e Pedro Paulo
Mediador: Sandro Santana
.
18:30h - Jantar coletivo (Performance eco-cultural com Ermedita & Florzinha)
.
20:00h - Show com a dupla de repentistas Ceará & Zeteir
.
21:00h - Mostra do vídeo-documentário I Festa da Cultura Popular em Barrocas
.
22:00h - Show com Paulinho Jequié
.
11:00h - Forró pé-de-serra
.

SÁBADO – 16/09
.
7:00h - Café da manhã sertanejo (performance com o Boi-roubado de Malhada Nova)
.
8:00h - Oficinas de cavaquinho e viola
Ministrantes: Guda Moreno e Antônio Queiroz
Oficina de dialeto sertanejo
Ministrante: Prof. Lucas Campos
.
10:00h - Show com o grupo de samba de roda São Domingos
.
11:00h - Show com o grupo de samba de roda da Melancia (Nova Soure)
.
12:00h - Almoço coletivo (performance com Lampião de Feira)
.
14:00h - Oficinas de capoeira e maculelê
Ministrantes: Mestre Paraná e Reny
Oficina de dança folclórica
Ministrantes: Genivaldo, Gigi e Andréa
.
16:00h - Palestra sobre Memória, Oralidade e Identidade Cultural
Convidados: Sr. Maurício França e Asa Filho
Mediador: Erhi Araújo
.
17:30h - Concentração dos grupos na Praça Pública
.
18:00h - Cortejo folclórico com o Lindro-Amor de Malhada Nova
.
19:00h - Mostra do vídeo-documentário II Festa da Cultura Popular em Santa Bárbara
.
19:30h - Queima da Lapinha da Lagoa do Caminho
.
20:00h - Gabriel, o menino aboiador
.
20:15h - Antônio Queiroz & Paraíba da Viola
.
20:45h - Show com Asa Filho, Cescé e o Reisado de São Vicente
.
21:30h - Grupo Cultural Korró-Korró
.
22:00h - Grupo Pavão Dourado (Cantigas de Roda)
.
22:15h - Jejê Nagô
.
22:30h - Arraiá da Lagoa da Cruz
.
23:00h - Quixabeira da Lagoa da Camisa
.
23:30h - Comunidade de Dois Coqueiros (Reisado e Samba de Roda)
.
24:00h - Veteranos de Ouro de Candeal (Samba Martelo)
.
00:30h - Show com Zé Araújo
.
01:00h - Quixabeira da Matinha dos Pretos
.
.
DOMINGO – 17/09
.
06:30h - Café da manhã sertanejo
.
08:00h - A Voz do Trabalhador de Ichú
.
08:30h - Grupo de Mulheres que Cantam e Encantam do MMTR
.
09:00h - Samba de Roda de Salgadalha
.
09:30h – Grupo de Teatro Caçuá
.
10:00h - Grupo de Capoeira Regional e Maculelê ACEM
.
10:40h - Batuques do Seu Anastácio
.
11:20h - A Burrinha e o Bumba-meu-boi de Lustosa
.
12:00h - Almoço (Performance musical com Lampião de Feira)
.
14:00h - Show com Cescé, Asa Filho e Noca do Forró
.
14:30h - Cordelistas: Franklin Machado – Antonio Carlos Barreto – Jotacê Freitas
.
15:00h - Antonio Queiroz & Os Meninos da Ladeira
.
15:30h - Samba de Roda de Juazeirinho
.
16:00h - Bumba-meu-boi da Barreiras
.
16:30h - Farinhada de São Nicolau
.
17:00h - Quixabeira da Matinha dos Pretos
.
18:00h - Encerramento com a benção de Dona Antônia
.

Informações:

Assessoria de Comunicação: Sandro Santana
Tel.: (71) 8805-3187/3347-6247
http://br.f421.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=sandro_santana@hotmail.com

Noite do interior no Sarau do Gregório

É recital, é mesa-redonda, é exposição. É mais uma edição do Sarau do Gregório que acontece nesta terça-feira, dia 05, às 19h, com entrada franca, no Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves) em Salvador.
.
O Sarau é uma realização da Gerência de Arquivos e Bibliotecas da Fundação Gregório de Matos (FGM), coordenada pelo poeta Douglas de Almeida. O projeto acontece toda primeira terça-feira do mês desde fevereiro deste ano.
.
Desta vez, a mesa-redonda será formada por poetas da chamada novíssima geração da literatura baiana. Os três nomes do evento são do interior da Bahia. Nívia Maria Vasconcellos (foto) e Silvério Duque, de Feira de Santana e Wesley Barbosa Correia, de Cruz das Almas.
.
Os três, além recitar poesias, debater e interagir com público, estarão lançando livros durante o Sarau. “... para não suicidar (contos)”, Nivia Maria. “Baladas e outros aportes para viagem” (poesia), Silvério Duque. E “Palmas para um beijo e outros poemas” (poesia), Wesley Barbosa.
.
O cenário do ambiente será composto pelas telas do artista Gabriel Ferreira (
www.sougabrielferreira.blogspot.com). Gabriel é natural de Tanquinho e tem se destacado na cena cultural de Feira de Santana, onde reside e estuda na Universidade Estadual.
.
Informações: (71) 8163-9484

.

Nepotismo. Mais um!

Novela quando faz sucesso, a emissora sempre tenta prolongar os seus capítulos. Isto também tem acontecido com a novela do Nepotismo na Prefeitura Municipal de Irará.
.
No mês passado, foi anunciado na mídia local, mais um capítulo deste intrigante folhetim. Melhor dizendo, foi divulgada a contratação de mais um parente do chefe do executivo municipal.
.
Agora foi a vez do Gilmar Souza, irmão do Prefeito Juscelino Souza, assumir a Secretária Municipal de Obras. O prefeito nomeou o irmão, sem se preocupar com a repercussão negativa que o emprego de outros parentes, a exemplo de sua esposa e de uma irmã, já tinha lhe causado.
.
Assim a novela “Nepotismo” vai a cada dia aumentando os seus capítulos e os seus personagens. O que diminui é no numero de parentes que ainda não assumiram cargos públicos.
.
A população iraraense acompanha com expectativa o desenrolar deste “dramalhão mexicano”. Depois que a Câmara de Vereadores “autorizou” o nepotismo, o povo então aguarda as cenas do próximo capitulo. Ou, melhor dizendo, o emprego do próximo parente. Quem será? Façam suas apostas!
.
.
Sobre o assunto leia no arquivo deste Blog:
.
E os parentes continuam
Com voto secreto, Câmara garante permanência do nepotismo
.