30.11.07

Pisadinha do Pé Firme é selecionado em Prêmio da Funceb


Pisadinha em apresentação no Colóquio 2005


O samba-de-roda Pisadinha do Firme, da comunidade da Boca de Várzea, liderado por Seu Juvam Gomes (pedreiro, barbeiro e sambador, dentre outras artes), foi um dos grupos selecionados no Prêmio Manifestações Tradicionais da Cultura Popular, realizado pela FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia. Com a premiação, o Grupo receberá R$ 6 mil (com impostos a ser descontados) para investir na compra de instrumentos e indumentárias.
.
A idéia de inscrever o grupo no Edital da Fundação, com prazo de inscrições encerrado no último dia 30 de outubro, partiu dos integrantes da Charanga Comunicação. Vendo no Pisadinha as potencialidades para conseguir o prêmio, a tarefa do grupo consistiu em orientar e assessorar Seu Juvam, para que ele pudesse cumprir todos os passos exigidos no Edital. Para comprovar que o Pisadinha tinha mais de dez anos de atividades ininterruptas (umas das clausulas do edital) foi usado uma ata de Reunião da Casa da Cultura de Irará (1994) e declarações de Dr. Deraldo Portela e Dr. Veríssimo Avelino.
.

O prêmio vem num momento bom para o grupo, que recentemente gravou um DVD. No vídeo há entrevistas, contando um pouco de sua história; participação de convidados, como Dr. Deraldo Portela, Diógenes Barbosa, Kau Santana, Sr. João Lopes, Derivaldo Pinto, Professora Lindinalva, o Prefeito Juscelino Souza, entre outros; e muito samba. Este projeto do Pisadinha, junto a três Colóquios de Literatura Popular (2005/ 2006/ 2007) e o CD do Cinqüentenário (Filarmônica 25 de Dezembro) é o quinto projeto cultural aprovado para Irará que conta com apóio logístico da Charanga Comunicação.
* Foto de Periclés Mendes - fotográfo que esteve em Irará acompanhando o grupo Solo Pedregoso no Colóquio de Literatura Popular em 2005.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do seu Blog.
Minha família paterna é de Irará e eu conheci o grupo Pisadinha do pé Firme nos festejos de Irará de 2011 e interagi com todos que me acolheram com muito carinho quando estive aí.