27.1.09

Noveneiras: música e cultura popular na Praça da Matriz

No centro da roda o "boi holandes" de Biu


Começaram no sábado passado, dia 24, as Noveneiras 2009. Esta etapa dos Festejos Populares de Irará consiste na apresentação de grupos de cultura popular e conjuntos musicais logo após o final das Missas da Novena dedicada a Nossa Senhora da Purificação.

O evento foi aberto com Asa Filho e o Reisado de São Vicente. Feliz por estar se apresentando em Irará, terra na qual se percebe um forte traço cultural, Asa Filho saudou a Filarmônica 25 de Dezembro e relembrou personagens iraraenses.

Asa também contou causos, mencionando as viagens de Irará à Feira com passagem por São Vicente, a localidade hoje nomeada de Tiquaruçu, distrito de Feira de Santana.

Depois foi a vez do iraraense Nilson Aquino assumir o palco. Agradecendo a oportunidade por poder se apresentar na terra natal acompanhado de seus músicos, Nilsinho apresentou o seu trabalho que “não é só Jeguerê”.

Assim Aquino deu ênfase à sua produção musical para além das conhecidíssimas faixas que produz para o tradicional bloco junino de Irará. Os hits do bloco, claro, foram tocados também.

No domingo foi a vez das participações do Bumba-meu-boi de Biu, da dupla Nildo e Gil e do Pagode Por Acaso. O público que se concentrava na frente do palco montado na Praça da Matriz demonstrava atenção e descontração aos “desengonçados” movimento do Boi de Biu.

Na seqüência as pessoas foram embaladas por sucessos da música popular, do sertanejo e do partido alto. Primeiro os violões de Nildo e Gil, dupla que costuma se apresentar no Kioske da Praça; depois o som do Grupo Por Acaso, formados por jovens iraraenses que surpreenderam a platéia.

O Pisadinha do Pé Firme abriu a noite da segunda-feira. Ao redor do grupo se formava uma grande roda para sambar e assistir a apresentação. Depois foi a vez do grupo JECASU mostrar a sua verve.

JECASU se destacou na atenção do público

Formado por Fábio Calisto (Clarinete e vocal) e mais dois amigos de Feira de Santana (vocal, violão e percussão) o JECA apresentou um repertório eclético. Teve choro, MPB, forró... e até “jingles” do carnaval. “Ah! imagina só... que loucura essa mistura”.

Alegria é o estado que se chama Bahia. E, sendo baiana, Irará não pode ser diferente. Após o momento de fé a cultura segue tomando conta da Praça. Tem Noveneiras ainda na terça, 27; na quarta, 28; e na quinta, 29.

As próximas atrações são: o samba-de-roda de Olhos D’água; Bumba-Boi de Pedrão (a confirmar); o Samba da Loja; Grupo Arranjos; Paulinho Jequié e Via Maré (ver programação completa abaixo).

Fica a expectativa da apresentação dos grupos populares e a curiosidade dos musicais. Só depois das apresentações é que boa parte do público vai poder avaliar o som meio bossa nova do Arranjos, a cantoria de Paulinho Jequié, e o pop do Via Maré.

As Noveneiras são uma iniciativa do Departamento de Cultura do Município. A intenção é criar um ambiente lúdico e comunitário na Praça da Matriz após o término de cada Missa do Novenário dedicado à Padroeira local.

O evento tem agradado em cheio à população. Já há solicitações para atrasar o transporte dos fieis da zona rural, na intenção de que eles só possam voltar para casa após apreciar um pouco mais do evento.

As Noveneiras seguem até quinta-feira, mesclando cultura popular e música na Praça da Matriz. Sempre interagindo a participação de grupos de Irará e de outras localidades. Veja programação abaixo:

Oque? Noveneiras.
Onde? Praça Matriz de Irará.
Quando? Sempre às 22h após a Novena até Quinta, dia 29.
Quem? Grupos de Irará e de outras localidades vide programação.


Programa:

Sádado, 24/01
Asa Filho e Reisado de São Vicente (São Vicente – Fsa)
Nilson Aquino

Domingo, 25/01
Bumba-meu-boi de Biu
Nildo e Gil

Segunda, 26/01
Pisadinha do Pé Firme
JECASU

Terça, 27/01
Samba de Olhos D’água.
Arranjos (Feira de Santana)

Quarta, 28/01
Bumba-Boi (Pedrão) – a confirmar.
Paulinho Jequié (Jequié)

Quinta, 29/01
Samba da Loja
Via Maré (Feira de Santana)

Um comentário:

Bruno Adelmo Mendes disse...

Ouvi ótimos comentários sobre As Noveneiras Ró. Soube que há muito tempo não ficava tão cheia a praça após as missas e ainda ouvi sobre a organização dos horários e diversidade das apresentações.
Parabéns ao Departamento de Cultura!