25.3.10

“Batatadas” da Globo

Nem mesmo obrigada a Rede Globo quer prestar serviços a população nos seus programas de maior audiência. Vida inteligente? Só na madrugada, nas altas horas. Ou então, de manhã bem cedinho. Ou, quem sabe, em qualquer horário quando é reduzidíssimo o número de pessoas frente ao televisor. Honrosas exceções aos seus canais por assinatura.

A aparente intenção, de horários diferenciados a qualquer programa que possa presta serviço, se mostra ainda mais reveladora diante da notícia “MPF quer que BBB 10 esclareça como se contrai AIDS”, veiculada no site do Yahoo.


Marca da Globo: A emissora também
é conhecida como "Venus Platinada"


O texto informa que a vontade do Ministério Público Federal se dá graças a um monte informações distorcidas sobre a doença, ditas por um dos participantes do reality. Em diálogo entre “Brothers”, o rapaz teria dito, em meio a outras inverdades, que “hétero não pega AIDS”.

De acordo com a notícia, diante do fato, o apresentador Pedro Bial apenas se limitou a dizer que: “As opiniões e batadadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva deles. Parta ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde”.

Interesses

Será que a emissora teria grandes prejuízos se “perdesse” dois minutinhos do programa dando os esclarecimentos necessários? Acho que sim. Afinal, o lucro e não a prestação de serviços à sociedade deve ser a motivação. De tal maneira, ao invés de prestar os esclarecimentos necessários, a emissora, de acordo com a notícia do Yahoo, segue querendo dá desculpas para o MPF.

Insiste-se na tese de que aquela não é uma opinião da Globo. E, ainda segundo informações do Yahoo, argumenta-se também que: “o esclarecimento feito pelo apresentador do programa foi a providência tomada pela TV Globo, por liberdade”.

Esclarecimento!? Qual!? Ah! O “tá no site do Ministério”? “nosotros estamos muy esclarecidos”. Principalmente aqueles, “nós outros brasileiros”, com internet em casa e super dedicados a leituras e pesquisas.

Desparecidos

O fato não parece novidade. Há muito se percebe que a Vênus Platinada só relega maiores atenções para problemas sociais, quando eles atingem personagens de Manoel Carlos ou Glória Peres.

Na época em que uma novela global abordou o tema de crianças desaparecidas era possível ver fotos e nomes de pessoas, das quais não se sabia o paradeiro, aparecendo durantes alguns segundos no vídeo. As aparições aconteciam em intervalos do JN ou de outros programas.

A própria Globo propagandeava à época, que a ação estava possibilitando o re-encontro de muitas crianças e seus familiares. Mas... A novela acabou e, junto com ela, a campanha pelo encontro de desaparecidos desapareceu (desculpe-me a redundânica).

Novela Global de 1995 abordou
tema das crianças desaprecidas.


Será que só havia crianças desaparecidas no Brasil enquanto a novela tava no ar? Ou será que dá grande prejuízo perder cinco segundos de anúncio de um intervalo comercial? Não sei.


Sem aparentes preocupações com questionamentos ou respostas, a maioria dos brasileiros, nas suas mais de 04 horas diárias de frente a TV e, principalmente TV Globo, seguem enchendo o saco... de batatadas.

* imagens tomadas de empréstimo no google imagens

Um comentário:

sergio cabelera disse...

essa é batata!!!!!