22.11.10

No Fórum de Cultura em Água Fria



Na sexta-feira passada, dia 20 de novembro, participei do I Fórum de Cultura de Água Fria, no Município de Água Fria, vizinho a irará.

A fala era sobre Conselho Municipal de Cultura. Assumi o microfone logo depois da participação de Aloma Galeano, Representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, no Território Portal do Sertão.

Estive lá, à convite de Djenani. Ela trabalha na Secretaria de Educação e Cultura do Município.

Na fala, abordei algumas assertivas sobre o funcionamento de um Conselho Municipal de Cultura. Falei sobre a transversalidade da cultura; os primórdios dos Conselhos, os tipos de Conselhos (Consultivo ou Deliberativo), a sua composição, os recursos, funcionamento, etc.



Tentei colocar ênfase no perfil democrático dos Conselhos. Resaltei a noção de que o direito do cidadão de avaliar os gestores públicos vai muito além de apertar alguns botões de quatro em quatro anos.

Interessante foi saber que os aguafrienses ali estavam na luta para compor, efetivar e fazer funcionar o Conselho Municipal de Cultura. Lá eles já têm a Lei, que cria o Conselho, sancionada.

Estão à frente de muitas cidades por aí, que costumam se considerar mais evoluída... “Hein?”


Nenhum comentário: