Flagra de outdoor em avenida de Salvador.
Foto: Roberto Martins
Pois é. Soa bem óbvio, mas ainda
há quem não saiba.
Em 2016, ao ver uma defensa na
rua, a qual vangloriava a mídia exterior por “não precisar de aplicativo”, fiz
uma postagem contrariando-a.
Imagine meu espanto agora, em
2019, quando vejo um anúncio de mídia exterior em moldes parecidos àqueles de outrora.
No meu entender, não cabe a mídia
exterior fazer provocações ou sinalizar uma disputa com os dispositivos móveis.
A comunicação digital, através de
tais dispositivos, está cada vez mais presente na vida das pessoas e no mercado
da comunicação. O celular já passou a ser a principal forma de acesso
à internet no Brasil. E esta notícia já tem quase um ano...
A meu ver, as empresas de Mídia OOH (Out OF Home), ao
invés de provocar, devem incentivar alianças com a comunicação digital por dispositivos
móveis.
Aquela velha máxima do desenho
animado: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.
No caso em questão, por exemplo, a
campanha poderia ter usado um texto tipo:
“Milhares verão sua marca aqui e logo pesquisarão na internet”.
Esta frase, penso eu, estaria
passando ao menos três mensagens:
1 - Anuncie em outdoor porque esta continua sendo uma mídia poderosa para
chamar a atenção de quem transita nas ruas.
2 - Não adianta ter presença digital ser você não tiver estratégias
para levar as pessoas até a suas mídias. E o outdoor pode lhe ajudar, e muito,
nisto.
3 - Outdoor e mídia digital são complementares, anuncie e tenha
presença nos dois.
Já me flagrei, e não foi uma vez
só, consultando o celular após ver um anúncio em outdoor. O mesmo pode ter
acontecido com você e com muitas outras pessoas.
No futuro, o universo dos outdoors deve ser tomado por
dispositivos digitais. Talvez, por uma questão de custo, os painéis eletrônicos
ainda não substituíram totalmente a colagem de papel.
Pode crer, o DOOH (Digital Out Of
Home) vem com tudo. E aí a parceria será total e indubitável.
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