6.4.20

Precisa-se de redatores?

Publicação original 09/08/2019 - Blog de Roberto Martins em www.romartins.com/blog



Navegando pela web, encontro muitos sites e perfis de mídia social bonitos, funcionais, etc, mas com textos mal feitos.

Não falo de erros ortográficos. “Herrar é Umano”… Digo sobre a questão estética do escrito.

Tem muito texto truncado, chato de ler, com vocábulos repetidos à exaustão, sem quebras de linha, com formas coloquiais mal empregadas, etc, etc, etc.

Cause-me a impressão de que, em tempos de “manda aldo, manda aldo”, a linguagem escrita perdeu seu valor junto ao público.

Se a digitação já é derrotada pelo audível, toma de goleada do imagético.

Há muito a comunicação visual detém maior preferência, como lembra um antigo ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”. E, na era digital e pós digital, tal primazia se potencializou.

Com milhões sites, perfis e páginas de pessoas, empresas e organizações dos diversos tipos, disputando a atenção do cidadão/consumidor, o apelo visual precisa ser rápido e dinâmico.

Você só tem em média dois segundos para captar a atenção de sua audiência. Neste tempo não é possível se atentar a algum escrito além de um breve título.

Hoje, além de despertar o público, é imprescindível crescer na rede, aumentar a performance e prospectar novos seguidores.

Daí cresce a procura por analista de mídia social, com habilidades em Google Adwords, Facebook Ads, SEO (Search Engine Optimization), entre outros.

Há algum tempo observo uma tendência nos anúncios de vagas das agências de comunicação e até das empresas em geral.

Vejo ofertas para designers e analista de mídias sociais com uma certa frequência. Um anúncio em busca de redator é coisa rara.

“Brasileiro escreve tudo errado, mas todo mundo se entende”.

Quem sabe, nesse ditado acima, resida mais uma justificativa para a escassez de oferta na redação. Se todo mundo se entende mesmo, pra que se preocupar com um texto mais qualificado?

Eu discordo. Considero como de grande importância a presença de um texto bem escrito. Ele também cativa e sinaliza o nível de profissionalismo da pessoa/organização.

Além disto, o design chama a atenção e o texto ajuda a mantê-la.

No entanto, diante dos tempos e dos anúncios de vagas, há de imaginar que as organizações e seus contratantes não pensam assim.

Entre minhas indagações, divido este questionamento com você leitor:

Precisa-se de redatores?


PS: A linguagem escrita também cativa e sinaliza o nível de profissionalismo da pessoa/organização.




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