Irará faz 200 anos de Emancipação Política. Um novo marco. Completam-se 100 anos da inauguração do Obelisco. Ele, um ícone comemorativo ao nosso primeiro centenário de emancipação.
O tempo passou. O Irará de hoje é outro. Já se foi a época dos lamentos, das frustrações e das esperanças incompletas. Aprendemos com os nossos erros. Ao longo dos anos, com colaboração de todos os cidadãos e governos que passaram, transformamos o nosso torrão numa cidade prospera.
Vamos celebrar estas conquistas neste 27 de maio. O início será logo após o hasteamento da bandeira, quando o Prefeito descerrar o pano do monumento ao bi-centenário. Trata-se de uma bela obra, feita por nossos mais talentosos artesões, mostra singela do movimento vanguardista aqui florescido.
Irará hoje está no mapa mundial das artes plásticas. A nossa arte figura nos museus e galerias mais requisitadas do Brasil e da Europa. O mesmo caminho foi tomado pelos músicos. O sucesso deles, com certeza, resulta dos ensinamentos da 25 de Dezembro, unidos às suas inspirações inventivas. Grupos musicais surgidos em Irará agora são referências para o mundo.
Nossos escritores estão bem, obrigado. Mais uma prova disto é o lançamento do livro “A História de Irará”. O escrito é fruto de árduo trabalho de pesquisa do nosso mais renomado escritor, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Além do lançamento de livros, também acontece a estréia de mais um documentário pela Produtora de Cinema e Vídeo de nossa Cidade. A arte pulsa nessa terra. E ela também se expande através de grandes nomes e movimentos iraraenses em linguagens artísticas como o Teatro e a Dança. Assim como em modalidades esportivas como Futebol, Karatê e Volley.
Nesta data Irará receberá o título de cidade mais saudável do mundo, por parte da Organização Mundial de Saúde. Condecoração merecida pelo índice de mortalidade e doenças bem abaixo dos padrões internacionais.
Há muito não se ver um doente em nosso hospital, equipado com o que há de mais moderno na medicina. Têm sido feito um excelente trabalho na área de saúde preventiva. Junto a ele, segue a todo vapor o Projeto de Alimentação Saudável. É nos alimentos, plantados e cultivados em nosso próprio solo, que os iraraenses vão buscar a sua fonte de saúde. A variedade e riqueza de nossa produção, focada na agricultura familiar, garante alimentação de qualidade para nosso povo e ainda rende divisas ao município.
Todos estes assuntos serão abordados durante as comemorações, através de discurso a ser proferido pelo Reitor da UNI (Universidade de Irará). Destacando os avanços da educação e a erradicação do analfabetismo em nosso município, o Magnífico Reitor vai parabenizar as primeiras turmas da Universidade que concluirá seus cursos no fim do semestre próximo.
Será um dia cheio. Dia de celebrar todas as conquistas do nosso município. Dia do aniversário de emancipação política de Irará.
Que no futuro, todos os nossos sonhos sejam verdades!
Município de Irará, 168 anos de emancipação política a se completar no dia 27/05/2010.
texto publicado em A Gazeta de Irará, ediçao de junho de 2010
Um comentário:
Caro Roberto,
Mais uma vez voce expressa o que penssa a maioria:
- A ilusão de que tudo está bem faz com que se subestime os erros;
- A fantasia é a melhor arma para nos conectar com o futuro, que há de vir.
Um grande abraço,
Juracy
Postar um comentário