17.5.12
A audiência e os acidentes
Ao que parece o comercial da TV Bandeirantes, anunciando as 500 Milhas de Indianápolis da Formula Indy, quer transmitir emoção. Filme de ação. Agitação tipo: “Nitroglicerina Pura!”.
A música de fundo é o velho rock and roll; dos mais acelerados, vale dizer. É rapidez no som. É velocidade total nos carros das imagens. Takes curtos. Muito movimento.
A quase totalidade das cenas mostram acidentes na Indy. Carros batendo forte, capotando, se “esbagaçando todo”. Aquilo que alguém chamaria de “um show de imagens”.
“The show must go on”. Mas perde a graça quando se lembra de que ali é realidade. Não é ficção. São vidas humanas expostas a traumas, mesmo quando as sequelas não ultrapassarem os leves arranhões, ou ao fim.
Os acidentes não deveriam ser “vangloriados” em um comercial. Todavia, quem sabe, a emissora acredite que os seus telespectadores assistam as corridas torcendo por aqueles “acidentes espetaculares” à espera de “emoção”. O pior é que (não é Pepsi mas) “pode ser” isto mesmo. Não duvide deles terem até pesquisas em mãos.
Obs: O comercial está no ar na TV. Procurei por ele pra linkar ou colocar aqui e não encontrei. Quando eu encontra, atualizo a notícia. Abs!
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